4 dicas para quem quer começar a pescar

Pescaria é o passatempo preferido de muitas pessoas. Há quem ame aproveitar os feriados prolongados e os fins de semana para se juntar com os amigos, ou até mesmo ir sozinho a uma região boa para pesca e conseguir os melhores peixes. Mas apesar desse ser um hobby bastante popular, ainda tem quem queira se arriscar na pescaria mas não sabe muito bem por onde começar. Se você quer se arriscar na arte da pesca, reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar a dar os primeiros passos:

1. Tenha o material básico:

Não tem como começar a pescar sem ter os materiais básicos, não é mesmo? Para um kit de iniciante o ideal é começar com uma boa vara, adequada para a sua altura e porte físico; um suporte para ela, para que você não se canse segurando a vara por todo o tempo que irá pescar; um molinete, de preferência um leve e fácil de manusear; um anzol indicado para o tipo de peixe da região que você irá pescar e um porta anzol; um chumbo, que é o que fixa a isca no anzol; giradores, presilhas, rotor e elestricot além de materiais mais básicos como tesouras, alicates para cortar o nylon, e um alicate de bico para tirar o anzol do peixe. Além disso, usar uma roupa adequada, chapéu e protetor solar é muito importante para se manter saudável durante a pescaria.

Ir a uma loja especializada em pesca e contar com um vendedor que entenda do assunto pode te ajudar bastante a achar os materiais ideais para o local onde você irá realizar sua pesca.

2. Começar por um pesque e pague é uma ótima opção:

Se você vai se aventurar pela primeira vez na pescaria, um pesque e pague é uma opção muito interessante. Isso porque lá você terá o suporte necessário e conseguirá ir treinando e entendendo melhor sobre a pescaria antes de se aventurar em uma pesca embarcada em um rio, por exemplo, onde vários imprevistos podem acontecer. Pesque e pagues são locais equipados com toda a infraestrutura que um pescador de primeira viagem precisa para ir pegando a prática da pescaria.

3. Pesquise muito:

Se seu objetivo é, de fato, começar a pescar com frequência a pesquisa é muito importante. Leia sobre pesca esportiva em sites especializados, converse com outros pescadores, visite fóruns sobre o assunto, leia revistas sobre pesca e faça tudo o que estiver ao seu alcance para se informar sobre a pescaria. Lembre-se: informação nunca é demais.

4. Comece aos poucos:

Depois que você já estiver com um pouco de experiência, começar a se aventurar a pescar em locais diferentes pode ser uma boa ideia. Mas vá aos poucos: procure viajar acompanhado de alguém que já tenha alguma experiência com a pescaria, prefira locais seguros e não se aventure a fazer coisas muito difíceis logo no começo. Pesca exige experiência e se aventurar em um barco no meio do Pantanal logo no começo da sua empreitada na pesca talvez não seja a melhor opção.

Se você quer um local tranquilo e seguro para pescar com amigos e a família, não deixe de visitar a região da Represa Capivara. A beira do rio Paranapanema, o local oferece uma grande variedade de peixes e pesqueiros para quem deseja passar um tempo agradável praticando a pescaria.